processando...

Regulamento

A Associação de Amigos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro - AAJB realiza, com o apoio institucional da AvistarBrasil, o seu XVI Concurso de Fotografia do Jardim Botânico, de caráter cultural, visando estimular a identidade visual do público com o patrimônio cultural e ambiental local, com entrega da premiação prevista para janeiro de 2017, no auditório da AAJB, situado no Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (Rua Jardim Botânico, 1008/casa 6).

O Concurso está aberto a quaisquer participantes maiores de 18 anos, ou autorizados pelos responsáveis legais se menores de idade, e com os cenários exclusivos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e sua biodiversidade (fauna e flora), também incluído o Solar da Imperatriz.

A inscrição se fará automaticamente mediante o preenchimento do cadastro, aceitação do regulamento pelo participante e envio dos arquivos digitais das fotografias para o site do concurso. No caso da categoria Instagram no JB, a partir da publicação da fotografia com a hashtag  #instagramnojb. Cada concorrente só poderá participar do concurso com, no máximo, 8 (oito - ajustado) imagens no total, inscritas em qualquer categoria. Cada participante só poderá fazer jus a, no máximo, uma premiação. A inscrição no concurso é gratuita.

As imagens inscritas não poderão possuir marca d'água ou ter sofrido qualquer manipulação ou retoque que tenha alterado seu conteúdo original - como adicionar ou apagar objetos ou outros elementos da imagem. São permitidos apenas ajustes de cor, luminosidade, contraste, ruído e nitidez. Também é aceita a conversão do arquivo para preto e branco.

Os participantes deverão, na produção das imagens, seguir as normas de visitação pública do Instituto de Pesquisa do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, devendo respeitar os demais usuários e não causar qualquer risco ao ambiente e às espécies retratadas.

Os participantes poderão inscrever suas fotografias somente pelo site http://concursofotojb.com.br, a partir do dia 14 de novembro de 2016 até o dia 30 de dezembro de 2016, (prorrogadas até dia 31 DE JANEIRO )gratuitamente, obedecendo aos critérios de retratar o Jardim Botânico do Rio de Janeiro e sua biodiversidade dentro das normas estabelecidas por este regulamento.

As imagens enviadas para o concurso devem ter o formato JPEG e a dimensão mínima de 1000 pixels em seu lado maior. O arquivo original das imagens será solicitado aos fotógrafos selecionados para uma segunda etapa do julgamento e deve ter, no mínimo, 4000 pixels em seu lado maior, podendo ter o formato JPEG ou outro. Na categoria Instagram, esta restrição não se aplica.

Todas as fotos inscritas que contenham imagens de pessoas na composição se presumem ser por estas autorizadas, quando realizadas em local público, e são de responsabilidade exclusiva do autor a anuência, importando em desclassificação e retirada de exibição da fotografia se houver qualquer contestação ou pedido por parte das pessoas retratadas, quando requerida pelo próprio ou seu representante legal.

É vedada a participação de funcionários e diretores da AAJB, bem como membros da organização, jurados e de seus familiares até o primeiro grau de parentesco.

A Comissão Julgadora é composta de jurados especialistas em fotografia e meio ambiente, e levará em conta o atendimento às categorias previstas pelo concurso, a perfeita identificação da foto com o ambiente fotografado, técnica fotográfica, originalidade, estética artística e ambiental, ficando o concorrente responsável pela veracidade da informação de que a fotografia foi feita no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, e de que é de sua autoria.

Após o julgamento do Concurso, será solicitada aos fotógrafos finalistas a entrega das imagens em alta definição à AAJB. Definidas as vencedoras e menções honrosas, estas integrarão uma exposição prevista para ocorrer no mês de janeiro de 2017.

O Concurso será dividido em quatro categorias:

1) Cena favorita – uma fotografia de paisagem observada no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, incluindo sua flora e/ou fauna;

2) Um Jardim de luz – uma fotografia que contemple, ao menos, um elemento pertencente ao arboreto, podendo incluir sua flora e/ou fauna, e que atenda ao tema desta categoria, por exemplo, uma contraluz, uma luz lateral, incidências de luz etc.;

3) Geometria e texturas no Jardim – uma fotografia que apresente formas, padrões geométricos ou texturas criados pelas plantas do Jardim;

4) Instagram no JB – uma fotografia entre os temas Um Jardim de luz ou Geometria e texturas no Jardim, publicada no Instagram com a hashtag #instagramnojb, a partir de 15 de novembro de 2016;

A Comissão Julgadora indicará uma seleção de 10 (dez) trabalhos por cada uma das categorias Um Jardim de luz, Geometria e texturas no Jardim e Cena favorita. Em cada categoria serão premiadas as 3 (três) melhores fotografias. Os demais trabalhos selecionados serão indicados para Menção Honrosa. Todos os trabalhos selecionados pela Comissão Julgadora receberão um certificado de participação no concurso.

Na Categoria Instagram no JB serão premiadas 3 (três) fotografias, e estas receberão um certificado de participação no concurso.

Os Prêmios incluem um final de semana (de sexta a domingo e sem diária completa) na Pousada Paraíso, situada em Pedro do Rio, Município de Petrópolis, em data a escolher até junho de 2017, podendo ser usada em qualquer final de semana, menos nos feriados; anuidades da Associação de Amigos do Jardim Botânico – AAJB, na Categoria Família; os livros de fotografia Kaaeté - A floresta Intocada de Octávio Campos Salles e Gênesis de Sebastião Salgado; um jantar para casal no Restaurante Lorenzo, situado no Jardim Botânico.

Prêmio Especial de Aves – Voto por Júri Popular
Dentre as fotos enviadas, a Comissão Julgadora também selecionará 10 (dez) imagens de aves retratadas no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que serão apresentadas ao público a partir da inauguração da exposição, prevista para o mês de janeiro de 2017, e que serão objeto de votação, por júri popular, em urna, cujo resultado será apresentado após 30 (trinta) dias corridos de votação com apenas 01 (um) premiado selecionado como o mais votado entre os finalistas.
Premiação única da categoria Prêmio Especial de Aves: uma anuidade da Associação de Amigos do Jardim Botânico – AAJB, na Categoria Família.

A AAJB - Associação dos Amigos do Jardim Botânico reconhece que as fotos inscritas no concurso são de titularidade exclusiva do autor das imagens. Entretanto, fica convencionado que, ao inscrevê-las, os participantes premiados e recebedores de menção honrosa cederão o uso das fotos de maneira irrevogável e irretratável à AAJB e ao Jardim Botânico do RJ, que poderão utilizá-las exclusivamente para divulgações através de cartazes, banners, e outras mídias exclusivas de publicação, para exibição através de exposições, sempre com a citação de autoria e vinculadas a ações institucionais da AAJB e JBRJ.

As fotografias premiadas e selecionadas com menção honrosa poderão perfazer o calendário anual, agenda e folders institucionais da AAJB, sempre que os autores autorizarem o uso em ato aditivo, no ato da entrega do prêmio ou certificado de menção honrosa, independente do licenciamento para este Concurso.
O não cumprimento de quaisquer das regras deste regulamento poderá causar, a critério dos realizadores, a desclassificação imediata do participante. O ato da inscrição neste concurso implica na aceitação de todos os termos deste regulamento.
A divulgação do resultado do concurso, com a lista dos participantes e trabalhos vencedores, será feita na página web do concurso e no site da AAJB na noite da premiação.
Os participantes declaram, desde já, serem responsáveis pela autoria do material encaminhado e que os mesmos não constituem plágio ou qualquer violação de direitos de terceiros. Dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail concursofotojb@amigosjb.org.br ou pelo contato no site do concurso: concursofotojb.com.br.
A decisão da Comissão Julgadora é irretratável e soberana para julgar e dirimir os casos omissos, sendo o resultado irrecorrível, ficando eleito exclusivamente o Foro da Capital do Estado do Rio de Janeiro para conhecimento de eventual lide que trate deste Concurso.
Mais informações tel.: (21) 2239-9742 / 2259-5026 ou pelos sites: www.amigosjb.org.br ou www.concursofotojb.com.br



Mais informações tel.: (21) 2239-9742 / 2259-5026

ou pelo site: www.amigosjb.org.br